Submissão de Trabalhos

Os resumos submetidos para apresentação nas modalidades Comunicação Oral e Pôster podem ser inscritos de forma individual e/ou coletiva com, no máximo 7 (sete) autores/as, tendo, pelo menos, o apresentador inscrito no evento. O/a interessado/a deverá enviar o trabalho, mediante o preenchimento de formulário disponibilizado na página do evento.

O resumo, tanto para Comunicação Oral quanto para Pôster, tem que ser digitado em português e conter no máximo de 300 palavras.

Organize o trabalho de forma a incluir título, nome do (s) autor (es), minibiografia do (s) autor (es) – graduação, especialização, mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado (não há necessidade de todos, pode ser um ou dois títulos); informe, também, a instituição de cada formação.

Em caso dos orientadores/professores, além de informar as instuições as quais receberam seus títulos – graduado, especialista, mestre ou doutor (a) – insira, na última linha, conforme a orientação do template, a instituição de vínculo, ou seja, qual a Instituição, seja superior ou não, o professor trabalha ou está vinculado.

No resumo é importante que tenha uma breve introdução, os objetivos, a metodologia e a conclusão do trabalho, formatado em Times New Roman, tamanho 12 e com o espaçamento simples, contendo até quatro palavras-chave.

IMPORTANTE: Os arquivos que serão submetidos devem estar SOMENTE em formato WORD (.doc ou .docx). Sob hipótese alguma, envie o arquivo em PDF.

É importante ressaltar que a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, não terá acesso aos nomes dos autores dos trabalhos, porém, ratificando a informação anterior, o arquivo em WORD que será anexado no ato da submissão, precisa vir com os nomes dos autores (incluindo coautores e orientadores), visto que serão necessários para a composição dos anais.

Período de submissão dos trabalhos: 18/11/2024 até 4/12/2024

Observações

  • Cada autor poderá enviar somente 1 (um) trabalho, e, no ato da submissão, o PRIMEIRO nome informar será o autor ou a autora e os outros, coautor ou coautora, incluindo o orientador ou orientadora;
  • Para cada trabalho podem participar, em coautoria, até 7 (sete) autores, incluindo o orientador, sendo que somente o autor apresentará o trabalho e este OBRIGATORIAMENTE, deve estar inscrito no evento;
  • Para publicação nas atas do simpósio, pelo menos o AUTOR deverá estar inscrito no evento;
  • Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas é obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter a comunicação oral. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador;

Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).

Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.

Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.

O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.

Exemplo:

Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.

Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.

AC – Análise do Comportamento
AMB – Psicologia Ambiental
AVAL – Avaliação Psicológica
BIO – Psicobiologia e Neurociências
CLIN – Psicologia Clínica e da Personalidade
COG – Psicologia Cognitiva
DES – Psicologia do Desenvolvimento
ESC – Psicologia Escolar e da Educação
ESP – Psicologia do Esporte
ETNI – Psicologia e Relações Étnico-Raciais
EVOL – Psicologia Evolucionista
FAMI – Psicologia da Família e da Comunidade
FORM – Formação em Psicologia
INOV – Inovação em Psicologia
JUR – Psicologia Jurídica, Forense e Criminal
MET – Metodologia de Pesquisa e Instrumentação
ORG – Psicologia Organizacional e do Trabalho
OPC – Orientação Profissional e Carreira
PERC – Percepção e Psicofísica
RER – Relações Étnico Raciais
RELIG – Psicologia da Religião
SAÚDE/HOP – Psicologia da Saúde e Psicologia Hospital
SEG – Sexualidade e Gênero
SMENTAL – Saúde Mental
SOCIAL – Psicologia Social
TRAN – Psicologia do Trânsito
PSICAINST – Psicanálise e Instituições

SOBRE OS PÔSTERES

O pôster deverá ter 0,90cm de largura e 1,00m de altura (pôster com dimensões fora do padrão definido terá comprometida a sua avaliação, podendo não ser afixado). Pode ser em formato papel para ser afixado com fita adesiva. Cada apresentador de trabalho é responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu pôster, conforme orientações da Comissão Organizadora. A estrutura para fixação dos pôsteres será disponibilizada pela organização do evento.

O pôster deverá ser autoexplicativo. Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentadores sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um do(s) autor(es), entre parênteses. O pôster deverá todas as etapas descritas no processo de construção do trabalho (deverá conter introdução, objetivo, método, resultados, conclusão e referências).

Templates Oficiais do Evento

Visando a padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.

Cabeçalho 1 – Tam 790 x 102 pixels
Cabeçalho 2 – Tam 1920 x 450
Background Apresentação de Slides (Capa)
Background Apresentação de Slides (Páginas Internas)
Arte SIAPP – Cabeçalho Modelo 1
Arte SIAPP – Cabeçalho Modelo 2

Cor Branca:
RGB: R – 254 | G – 254 | B – 254
Código Hex: #FEFEFE

Para facilitar a divulgação dos participação, estamos disponibilizando a arte em canva, de forma editável para divulgação no feed do instagram e no whatsapp.