Apresentação

O I SIMPÓSIO DE ATUAÇÃO E PESQUISA EM PSICOLOGIA (SAPP) é um evento científico de abrangência NACIONAL e acontecerá na modalidade PRESENCIAL. Como parte integrante do Simpósio também ocorrerão, a saber: o I Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMA e o I Fórum de Pesquisas de Graduação e Pós-graduação em Psicologia sobre os impactos da COVID-19 ambos com abrangência LOCAL e a XXIV Semana de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

O Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Maranhão tem como missão construir e compartilhar conhecimento científico no campo da Psicologia, em nível de mestrado, a partir de reflexões e intervenções críticas na realidade social e de acordo com as necessidades da população brasileira. As diretrizes do Programa estão alicerçadas pelos seguintes valores: conhecimento crítico baseado na cientificidade, promoção da qualidade de vida e da saúde, aprendizagem, protagonismo, engajamento acadêmico, inovação, competência, colaboração, inserção social e compromisso ético- político. Por sua vez, vislumbra o seu fortalecimento almejando se consolidar como um programa de mestrado de excelência em ensino, pesquisa e extensão, comprometido com a aprendizagem e a inclusão social para formação de docentes e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Em uma perspectiva histórica, ressalta-se que em 17 de novembro de 2011 o Programa de Pós-graduação em Psicologia, nível de Mestrado, recebeu o parecer da Comissão de Área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e se tornou o primeiro Programa stricto sensu do estado do Maranhão, permanecendo até a atualidade.

Passados treze anos de sua existência, avalia-se que o PPGPSI se encontra amadurecido academicamente para sediar o I Simpósio de Atuação e Pesquisa em Psicologia, entrelaçando as pesquisas desenvolvidas por docentes da graduação e da Pós-graduação permitindo a interlocução entre os pesquisadores juniores e sêniores tanto em nível local, como estadual e nacional, com o intuito de que o referido evento entre para o calendário acadêmico com edições bienais.

Como ressalta Yamamoto (2006), a graduação e a Pós-graduação em Psicologia no Brasil nascem em contextos diferentes, mas há uma preocupação de diversos pesquisadores em identificar possibilidades concretas de aprofundamento de relações entre os dois níveis, inclusive sendo objeto de grupo de trabalho no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Por outro lado, no estado do Maranhão a atividade vai acontecer de forma pioneira.

Destaca-se que dentre as diversas linhas de investigação do campo da Psicologia, o PPGPSI/UFMA, vem desenvolvendo estudos nas seguintes linhas: (a) Avaliação e Clínica Psicológica: Dedica-se à investigação, avaliação e intervenção de processos clínicos que favoreçam a promoção da qualidade de vida, individual e grupal, visando a prevenção e o tratamento frente a questões de ordem psicológica, bem como a utilização de diferentes recursos teórico-metodológicos na psicoterapia e no aconselhamento psicológico, em suas mais variadas estratégias de intervenção, em contextos clínicos, institucionais e comunitários. (b) Trabalho, Saúde e Subjetividade: Visa realizar investigações sobre a categoria trabalho considerando diferentes contextos. Interessa-se pelas experiências e comportamento do trabalhador, adquiridas dentro de limites bem ampliados que incluem desde o trabalho realizado nas mais distintas condições laborais nas organizações, como também incluem questões que ultrapassam as fronteiras das organizações, tais como: informalidade, desemprego, aposentadoria, dentre outras possibilidades que a relação saúde/subjetividade possa ser considerada.

Compreende a relevância de um diálogo interdisciplinar para uma melhor apreensão do fenômeno trabalho. (c) História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos: Esta linha envolve temas de pesquisas relacionadas à história da Psicologia e seus fundamentos epistemológicos, além de investigações sobre fenômenos psicológicos e socioculturais – como esporte, educação, trânsito e arte – e suas relações com as subjetividades contemporâneas.

Essas linhas foram, incialmente, articuladas com as ênfases curriculares estabelecidas no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Psicologia da UFMA, a saber, (i) Ênfase em Processos Clínicos e da Saúde e (ii) Ênfase em Processos Psicossociais, em função de terem sido identificadas como as ênfases necessárias às questões sociais, éticas e políticas da realidade maranhense e, por extensão, da brasileira.

Esta primeira edição trará como tema a interface entre a Graduação e a Pós-Graduação em Psicologia no Brasil e priorizará debates de temas alinhados à Agenda 2030 que abarcam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) dos quais destacam-se:

a) Objetivo 3 – Saúde e bem-viver: assegurar uma vida saudável e promover o bemviver para todas e todos, nas diferentes faixas etárias; b) Objetivo 4 – Educação e qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos; c) Objetivo 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; d) Objetivo 10 – Redução das desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Adicionalmente o SAPP contemplará duas das áreas de resultado do Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050. A primeira, Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes, no que se refere aos desafios estratégicos 3, 4 e 5 que são: ampliar a oferta do Ensino Superior e Profissionalizante e promover aprendizagem inovadora e pesquisa científica e tecnológica conectada a vocações regionais; garantir o reconhecimento e a centralidade das pautas de diversidade e dos povos e comunidades tradicionais; e promover maior visibilidade para a cultura produzida pelo povo maranhense em suas mais diversas expressões. Na segunda Sociedade Saudável, Segura e Justa, principalmente nos desafios estratégicos 15, 16, 17 e 18 que consistem em reduzir a desigualdade em direitos fundamentais, reduzir a pobreza e escassez de oportunidade; assegurar o pleno desenvolvimento da infância e da juventude; ampliar o acesso aos serviços de saúde, melhorar sua qualidade; e reduzir a violência e criminalidade no campo e na cidade (Maranhão, 2024).

Pode-se observar que as linhas temáticas dos estudos que comporão a programação estarão relacionadas aos objetivos acima citados. Tal entrelaçamento possibilitará o debate crítico e construtivo sobre o papel social da Universidade e suas contribuições por meio da ciência. Ademais, busca estabelecer e sedimentar, o diálogo entre graduação e pós-graduação que se faz urgente e necessário. Como já foi destacado, as linhas de investigação do Mestrado surgiram a partir das ênfases curriculares estabelecidas para a Graduação, mas elas se desdobraram e o diálogo com a graduação precisa ser assegurado. Desta forma, O Simpósio apresenta como objetivo geral fomentar e sedimentar o diálogo, por meio da produção científica, entre a graduação e a Pós-graduação e como objetivos específicos: (1) divulgar a produção de investigações realizadas no âmbito das pós- graduações e graduações; (2) favorecer a interlocução entre pesquisadores de diversas regiões do pais; (3) desenvolver habilidade do fazer científico em estudantes da graduação, com fins de uma formação consolidada na produção de conhecimento científico; (4) dar visibilidade para a produção de estudos desenvolvidos no âmbito da Pós-graduação da UFMA; e (5) apontar, por meio dos resultados dos estudos, estratégias de intervenção para combate as inúmeras problemáticas da realidade em nível regional e nacional.